P.P.P. e as TICs



SUGESTÕES DE AÇÕES PARA O PPP DAS ESCOLAS EM /2014

(TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA)

O Projeto Político Pedagógico das escolas é um marco orientador de todo o processo educativo. No PPP constam ações referentes a todas as dimensões que permeiam o espaço escolar. Assim as tecnologias não podem ficar de fora. Deve-se inserir no PPP desde todo o aparato tecnológico existente na UE como as ações pedagógicas e as ações de gestão de tecnologias. Segue algumas ações que foram pensadas pelo formador do NTE.

1.    Utilizar os recursos das tecnologias da informação e comunicação para dinamizar o ensino nas diversas áreas do currículo;
2.    Utilizar os jogos presentes nos Projetores Proinfo e nos computadores da sala de informática;
3.    Subsidiar as aulas de matemática através de jogos, simuladores, planilhas, gráficos disponíveis nos computadores e web;
4.    Utilizar os recursos multimídias para resolução de problemas on-line e/ou simulações – desafios matemáticos, etc.
5.    Consultar informação na web em sites seguros como, consulta de enciclopédias, dicionários, ferramentas de buscas, portais do MEC e do Governo, de universidades, etc.
6.    Utilizar os suportes multimídia para Produção de apresentação de trabalhos dos alunos;
7.    Incentivar atividades investigativas e desenvolvimento de projetos de iniciação científica;
8.    Fazer uso do Software Hagá Quê ou similar para produção de história em quadrinho;
9.    Subsidiar as aulas de língua estrangeira através de áudio e vídeo e sites que favoreçam o ensino;
10. Utilizar as tecnologias para produção de jornais informativos;
11. Incentivar os alunos na produção multimídia (imagem, texto, vídeo, som) com conteúdos educativos;
12. Incentivar os professores a utilização de software específico de suas disciplinas.
13. Incentivar professores a publicação na web de conteúdos educativos: construção de páginas, blogs, wikis, etc.;
14. Utilizar a metodologia de pesquisa orientada: webquests, caça ao tesouro on-line, viagens virtuais ou outras, etc..


SUGESTÃO DE AÇÃO PARA GESTÃO DE TECNOLOGIA


  1.  Orientar e acompanhar semanalmente o planejamento dos professores para enriquecer a prática pedagógica com a utilização dos diferentes recursos tecnológicos pelos professores nas diversas áreas do currículo (coordenador);
  2.  Garantir o uso do laboratório de informática por todos os alunos, propiciando a inclusão digital e social;
  3.  Garantir o uso dos kits multimídias por todos os professores: (Projetor Proinfo, Data Show, Lousa Digital);
  4. Garantir o uso do laptop do Prouca nas aulas, pelo menos uma vez por semana; (onde tiver)
  5. Garantir o uso do tablete educacional nas atividades de sala de aula; (onde tiver);
  6. Oferecer capacitação tecnológica para os professores por meio de oficinas temáticas;
  7.  Incentivar a formação continuada dos professores nos cursos do Proinfo Integrado;
  8. Realizar manutenção dos equipamentos tecnológicos periodicamente; 
  9. Incentivar a prática do uso dos repositórios de conteúdos digitais sugeridos pelo MEC: Portal do Professor, Rede de objetos educacionais do MEC, TV Escola, e domínio público.
  10. Fazer uso dos softwares livres (gratuitos) nos computadores do laboratório de informática;
  11. Garantir o uso dos Projetores Proinfo por todos os professores, nas diversas áreas do currículo.
  12. Criar um mural informativo com sugestões de site e de atividades com uso de tecnologias – expor no labin ou sala dos professores;
  13. Utilizar instrumento de registro do uso dos recursos tecnológicos;
  14. Enviar relatório para a DRGF trimestralmente sobre o uso pedagógico das tecnologias e a situações dos equipamentos tecnológicos da U.E.;
  15. Enviar evidência de ação de sucesso com foto para o NTE para que este possa enviar para publicação no portal da Seduc.
                                      Ações elaboradas pelo multiplicador do NTE e enviado às escolas, como sugestão.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, meu nome é Paulo Paixão, sou coordenador do NTM do Município de São Vicente no estado de São Paulo.
    Esta publicação contribuiu muito para o nossas ações no momento em que estamos reestruturando o trabalho aqui no Núcleo.

    Parabéns!!!

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